domingo, 8 de fevereiro de 2009

Como cortar macarrão no prato corretamente

Esta é uma tarefa um tanto quanto complexa e passível de represálias. Muitos dirão que o macarrão não deve ser cortado, e sim, enrolado no garfo com o auxílio de uma colher.
De qualquer maneira, saborear um Nissin Miojo ou um Talharim pode se tornar muito mais prático se os fios - que podem chegar a 30cm! - forem devidamente reduzidos a um tamanho que caibam no garfo com apenas um movimento. Isso pode ser altamente aconselhável para as pessoas que possuem o hábito de comer enquanto realizam outras tarefas, como ver televisão, ler, conversar, amarrar os sapatos ou praticar sua musicalidade no seu instrumento favorito. Eu mesmo costumo almoçar tocando acordeon.

Em primeiro lugar, o prato com o alimento deve estar pronto. Em breve ensinaremos como preparar um Miojo corretamente. Você vai precisar de, além do prato, obviamente, de um garfo e uma faca, preferencialmente de serra. Após estar sentado numa cadeira de altura confortável, na frente de uma mesa com o prato, pegue os dois instrumentos supra-citados (cada um com uma das mãos, da mesma maneira que você costuma cortar alimentos) e faça cortes começando na parte do prato mais próxima do seu tórax. Lembrando que os cortes devem ir de uma borda a outra do prato. Os cortes devem ser feitos em intervalos de aproximadamente 5 cm (cerca de 1,97 pol), para que a totalidade da área do prato seja coberta.

O grande truque para que o macarrão seja cortado em pedaços com tamanho ideal é o seguinte. Após o término da primeira etapa dos cortes, solte os talheres, pegue o prato e o rotacione num ângulo exato de 90º. Solte o prato (que não deve ser erguido da mesa) e retome os talheres nas mãos, na mesma posição inicial. O procedimento de cortes transversais deve ser repetido. Se for necessário, retome a leitura naquela etapa.

A tarefa, que está prestes a ser concluída, envolve uma segunda rotacionada no prato, desta vez, num ângulo de 45º, para que os fios que resistiram pelas duas investidas anteriores no prato sucumbam. Tome nota que os cortes também podem ser feitos da parte mais distante do prato (com relação à pessoa que vai se alimentar) para a parte mais próxima, mas isso requer um pouco mais de treino.

Encerrando os três estágios de cortes (90º + 90º +45º), o alimento está pronto para ser ingerido, sem que seja necessário qualquer tipo de atenção ao prato. Eventualmente, checar se não caiu nenhum corpo estranho.

Agradeço a atenção e fica o convite para quem quiser compartilhar seus métodos.

2 comentários:

  1. Minha vida mudou sobremaneira. Não sabia como resolver esta difícil tarefa de conciliar uma boa alimentação com miojos e a execução de outras tarefas!

    Gostaria de solicitar uma aula completa de como usar um calçado sem cadarços, pois fiquei muitos anos treinando a arte de amarrar cadarços e agora encontro muitos tênis sem cadarço. Como faço? Posso enviar uma foto do meu tênis sem cadarço pra vcs me ajudarem?

    ResponderExcluir